CURIOSIDADES

                                       
             

  • Tudo começou em 1971, quando um garoto inglês, chamado Steve Harris , comprou uma Copy Fender Telecaster, por 40 libras e decidiu trocar o futebol por um de seus maiores sonhos , o de ser um astro do rock. Com sua guitarra em mãos, começou a estudar por conta própria e a compor suas primeiras canções, em 72 Harris trocou a guitarra pelo contra-baixo. 

  • Existiu uma banda chamada Iron Maiden antes do Iron Maiden. Surgida em Essex, na Inglaterra, a banda durou apenas oito anos de 64 a 72. 

  • O nome da banda, Iron Maiden, foi inspirado em um instrumento de tortura medieval que aparece no filme "O Homem da Máscara de Ferro". Esse também era o apelido da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, que aparece nas capas dos compactos "Women in Uniform" e "Sanctuary".


  • Em 1992 a banda Iron Maiden foi proibida de tocar no Chile.  A Igreja Católica pediu ao governo providências contra a apresentação da banda e foi atendida. 

  • O termo NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal) foi criado pelo jornalista Geoff Barton numa matéria sobre o Iron Maiden escrita para a revista 'Sounds' em 1979. Mais tarde Geoff fundaria a Kerrang!, revista considerada hoje uma verdadeira bíblia do Heavy Metal.

  • Steve Harris antes de fundar o Iron Maiden havia tocado em bandas como: Influence, Gipsy Kiss em 1975 SMILER ficando seis meses, cansado da inconstância musical Steve saia para montar a banda que seria a mais famosa de todos os tempos a Donzela de Ferro ou Iron Maiden o nome da banda venho da inspiração do filme O Homem da Máscara de Ferro. 

  • Um fã da banda entrou em coma após cair e bater a cabeça no chão durante uma apresentação do Iron Maiden em 1989. Seis meses depois despertou enquanto ouvia um tape-deck, justamente uma fita da banda Iron Maiden!
  • Quando o "The Number Of The Beast" atingiu o topo da parada britânica, os integrantes do Iron Maiden declararam à imprensa que diversas coisas estranhas aconteceram durante as gravações, tais como amplificadores que se recusavam a funcionar sem razão aparente e fitas que se apagavam ou onde surgiam vozes esquisitas. Porém, talvez a melhor das histórias tenha sido a que logo após a gravação da faixa título o produtor do álbum, o lendário Martin Birch, sofrera um pequeno acidente de carro, cujo conserto teria custado exatas 666 libras esterlinas...
  • Sentindo que precisavam divulgar seu trabalho, os então integrantes do Iron Maiden (Steve Harris, Dave Murray, Doug Sampson e Paul Di'Anno) juntaram 200 libras e se dirigiram ao Spacewood Studios em Cambridge, na antevéspera do ano novo de 1979, onde gravaram quatro músicas: "Prowler", "Invasion", "Strange World" e "Iron Maiden". Porém, o dinheiro era insuficiente para pagar a fita master, e a única coisa que conseguiram foram cópias só fitas cassete sem edição e sem mixagem. 
  • Entretanto, uma destas cópias foi parar na mão de Neal Kay, proprietário do Bandwagen Soundhouse, pub do Kingsburry Circle, na parte noroeste de Londres. Quando este resolveu tocar a fita numa noite, o público veio abaixo, e logo o Iron foi convidado para se apresentar ao vivo no local, que até então não aceitava bandas desconhecidas! 

  • Em outubro de 1979 a banda faz um "showcase" (show de demonstração para chamar a atenção das gravadoras, porém, como nenhuma se interessou, em novembro a banda um selo próprio, chamado "Rock Hard Records", e transformam a fita demo num disco independente. Os caras pegam as fitinhas K7 que tinham (já que o Spaceward Studios tinha apagado as fitas master) e copiam três músicas para o EPzinho ("Prowler" de um lado e "Iron Maiden" e "Invasion" do outro), intitulando-o "The Soundhouse Tapes" em homenagem ao pub. Foram prensadas apenas cinco mil cópias do disco, vendidas quase que imediatamente nos shows e via correio. Aí então a EMI se interessa, e a banda assina com a superpoderosa gravadora em 28 de dezembro, quase um mês após o lançamento do EP, que como nunca mais foi reeditado, é hoje em dia o ítem mais cobiçado (e pirateado) da banda.
  • A letra de "Stranger In A Strange Land", faixa do albúm "Somewhere In Time" fala sobre uma expedição que se perdeu no Pólo Norte, no qual Adrian Smith encontrou um dos sobreviventes, episódio este que inspirou a banda a escrever a música, cujo título é inspirado num livro escrito por Robert Heinlein - mas a música não têm nenhuma outra relação com o livro.

  • No disco Virtual XI no cantinho do LP há dois times de futebol em campo. E para surpresa os dois times são a Inglaterra e o Brasil, na ilustração mostra a Inglaterra no ataque. Questionado o guitarrista Janick Gers explica que esta é a única maneira de ver a seleção da Inglaterra atacando o Brasil.

  • Em 1978 a situação melhorou suficiente para permitir uma demo e na passagem do ano, estavam nos Spaceward Studios gravando“Prowler”,”Invasion”,”Strange Wordl”,e“Iron Maiden”. O custo da gravação foi 200 libras.

  • Steve tinha sonhos de jogar pelo seu time querido West Ham e chegou a assinar com o time através de formulários de estudantes. 

  • Quando voltaram depois de algumas semanas para pagar e pegar pela fita e a mixagem, a fita havia sido apagada,deixando-os apenas com as fitas da sessão original sem edição e mixagem.

  • Dave deu sua cópia para Neal Kay, um DJ apaixonado por hard rock, que mantinha noites de rock no Soundhouse, adjacente ao pub Bandwagon, depois desta força a banda ganho força e espaço fixo.

  • Em agosto , a banda foi convidada pelo Kiss a abrir seus shows em sua turnê européia também para tocar em Reading como convidados especiais do UFO, dando a Steve a oportunidade de tocar na mesma noite que Pete Way , do UFO um de seus heróis. 
  • Até hoje a capa do The Number Of The Beast, desenhada por Derek Riggs e considerada a melhor lista como o mais vendido da história. 
  • Uma das primeiras composições de Steve foi Burning Ambition,mais tarde viria a fazer parte do primeiro compacto do Iron pela gravadora EMI,chamado de Running Free. 
  • Produzida pela NFL Comics: Iron Maiden em Quadrinhos (com 52 páginas), que traduz em ilustrações e balões as letras do álbum Seventh Son of a Seventh Son, de 1988. A publicação mostra a saga de um rapaz que é o sétimo filho de um sétimo filho da sua família. Diferente do que se possa imaginar, essa realidade faz com que o rapaz, que possui poderes especiais, seja o escolhido a trazer o bem para a humanidade, mas é vigiado por Lúcifer que deseja conquistá-lo para o lado negro desde que nasceu. 


  • A aparência de Eddie foi criada por Derek Riggs, no single "Running Free", como um zumbi maligno e bem fino. Com o sucesso do personagem ele acabou sendo a capa do primeiro álbum da banda, Iron Maiden.
  • Bar Eddie e um bar dedicado à banda de heavy metal Iron Maiden . Adoptou o seu nome  a partir do mascote da banda, Eddie, o Chefe . Ele está localizado na vila de Santa Bárbara de Nexe , concelho de Faro sul de Portugal . O Proprietário e o baixista da banda Steve Harris . O bar decorado com muitos itens da banda como peças exclusivas do Iron Maiden , algumas usadas de  Tournées , como o sarcófago usado na World Tour 1984/85 , um Baixo usado por Steve Harris , Pratos da bateria de Nicko McBrain autografados de e álbuns, Fotografias, cartazes. Videos de heavy metal parágrafo som Ambiente. O bar abriu as Portas em 1989 com Manu da Silva, roadie da banda , Como gerente. Atualmente e gerido por Dave Sullivan e Terry Rance , Antigos Guitarristas de Iron Maiden e Jeff Daniels, roadie dos Anos 70 .