sexta-feira, 6 de abril de 2012

Fear of the Dark (1992)




Fear of the Dark foi o último álbum que Bruce Dickinson gravou com o Iron Maiden antes de se dedicar a sua carreira solo. Blaze Bayley foi colocado no lugar de Bruce Dickinson, que voltou para a banda em 2000.







Lançado em 1992, Fear of the Dark teve uma recepção melhor que No Prayer for the Dying, indo bem nas paradas britânicas, chegando em ao 1º lugar nos chats. Os singles "Be Quick or Be Dead", "Wasting Love", e "From Here to Eternity" foram bem-sucedidos, a canção "Fear of the Dark" se tornou uma das mais conhecidas da banda e a canção anti-guerra "Afraid to Shoot Strangers" permaneceu na set list por sete anos. Fear of the Dark foi o último álbum produzido por Martin Birch, que se aposentou em seguida. 

                                               
O ápice da turnê de Fear of the Dark foi em agosto de 1992, quando a banda foi convidada novamente para ser headliner do famoso festival "Monsters of Rock", realizado em Donington, na Inglaterra. No final da apresentação do evento, o guitarrista Adrian Smith, que havia saído da banda em 1990, subiu ao palco para execução de Running Free. Mais tarde (1993) o concerto em Donington seria lançado em vídeo e EP tríplo "Live At Donington", e em Cd duplo (1998). 

                                             

Mesmo com o metal perdendo espaço para o grunge em 1992, os Maiden continuavam a encher estádios em todo o mundo. A turnê do disco durou de junho a novembro de 1992, com 68 shows que passaram novamente pelo Brasil. 



Em 1993, após uma nova turnê para promover o álbum ao vivo A Real Live One, Bruce Dickinson saiu do grupo para seguir sua carreira solo, querendo explorar outras vertentes do rock. Sua despedida da banda foi em 28 de agosto de 1993, sendo filmada pela BBC, transmitido para todo o mundo ao vivo e lançado em vídeo com o nome de Raising Hell. Após sua saída, foi lançado o álbum ao vivo A Real Dead One.




Para substituir Bruce, em 1994 houve testes para escolher o novo vocalista do Iron Maiden. O vencedor da disputa foi o até então desconhecido vocalista da banda Wolfsbane (que chegou a abrir shows para o Maiden), Blaze Bayley. Blaze mostrava um vocal semelhante ao de Bruce, porém um pouco mais sombrio, e por isso algumas canções na banda seguiram um aspecto sombrio para combinar com seu timbre de voz.




                                                                 
                                                                         Blaze Bayley                                         

Algumas músicas com sonoridade mais "thrash" no álbum fizeram muito sucesso nos Estados Unidos e fez com que o álbum fosse um sucesso de vendas no país.                                   Em 1998 foi relançado com um CD bônus.

    

                                             
                                                            Be Quick or Be Dead

                                                     
                                                          From Here to Eternity

                                         
                                                                        Wasting Love

                                            


Faixas 

# Título Compositor(es) Duração 
1. "Be Quick or Be Dead" Dickinson, Gers 3:24 
2. "From Here to Eternity" Harris 3:38 
3. "Afraid to Shoot Strangers" Harris 6:56 
4. "Fear Is the Key" Dickinson, Gers 5:35 
5. "Childhood's End" Harris 4:40 
6. "Wasting Love" Dickinson, Gers 5:50 
7. "The Fugitive" Harris 4:54 
8. "Chains of Misery" Dickinson, Murray 3:37 
9. "The Apparition" Harris, Gers 3:54 
10. "Judas Be My Guide" Dickinson, Murray 3:08 
11. "Weekend Warrior" Harris, Gers 5:39 
12. "Fear of the Dark" Harris 7:18 

Duração total: 58:33

                                        
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário