lançado em 2 de outubro de
1995.
A capa retrata a operação que quebrou a cabeça do mascote Eddie (vista pela primeira vez na capa do Piece of Mind), e foi criada pelo artista Hugh Syme. Em alguns lançamentos, a capa foi trocada por outra com imagens menos explícitas, mostrando Eddie à distância, enquanto a imagem original foi colocada na última página do livreto. A idéia de trazer o mascote Eddie como uma figura "real" (ele sempre foi retratado como um desenho) foi do guitarrista Dave Murray.
O álbum também é diferente porque a banda produziu composições que acabaram por não entrar no álbum. "Justice of the Peace" e "Judgement Day" reapareceram na coletânea Best of the B'Sides e na caixa Eddie's Archive, mas "I Live My Way" não. As três foram lançadas na época como lado B.
Este álbum foi o primeiro do Iron Maiden com o vocalista Blaze Bayley, que antes era da banda Wolfsbane, escolhido por Steve Harris após lembrar-se de uma apresentação do cantor numa abertura de um Show do Iron Maiden, anos antes, entrando no lugar do Bruce Dickinson, que deixou a banda para se dedicar a seu trabalho solo.
A mudança de vocalista, uma década depois da saída de Paul Di'Anno causou grande impacto nos fãs, junto ao estilo mais sombrio que o tom de voz de Blaze, bem mais profunda que de Bruce, fez com que a banda mudasse um pouco de estilo.
O nome The X Factor tem duas inspirações, a primeira do algarismo romano X significar dez, sendo o décimo álbum da banda, e o Factor X ter sido, de acordo com o Produtor, Nigel Green, a entrada do novo e dedicado vocalista. Foi o segundo álbum, depois de Piece of Mind, em que o título não fosse também título de uma música, como também não figura em nenhuma letra das músicas do álbum.
A turnê, The X Factour teve alguns problemas, primeiro um desentendimento durante a apresentação de The Trooper no show realizado no Chile, quando um espectador cuspiu nos integrantes da banda, Blaze Bayley e Steve Harris discutiram calorosamente com a platéia, muito embora, somente após terminar a apresentação da música. O desempenho de Blaze foi elogiável na turnê, soube cantar muito bem com seu estilo as músicas tanto de Bruce como de Di'anno, destaque para Afraid to Shoot Strangers.
Faixas
# Título Compositor(es) Duração
1. "Sign of the Cross" Harris 11:17
2. "Lord of the Flies" Harris, Gers 5:03
3. "Man on the Edge" Bayley, Gers 4:13
4. "Fortunes of War" Harris 7:23
5. "Look for the Truth" Harris, Bayley, Gers 5:10
6. "The Aftermath" Harris, Bayley, Gers 6:20
7. "Judgement of Heaven" Harris 5:12
8. "Blood on the World's Hands" Harris 5:57
9. "The Edge of Darkness" Harris, Bayley, Gers 6:39
10. "2 A.M." Harris, Bayley, Gers 5:37
11. "The Unbeliever" Harris, Gers 8:10
Duração total: 71:01
Nenhum comentário:
Postar um comentário